quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

São Pedro é Rondonista!


Atualizações do dia 22 e 23 de janeiro.

Boa noitEEEE!
Para nós do sul isso não é muito engraçado, mas vocês não imaginam o sucesso que o nosso boa noitE está fazendo aqui na Bahia. Eles dão risada do nosso sotaque o dia todo.

Ontem o dia foi bem puxado, afinal começamos definitivamente as oficinas, cursos e palestras. E depois de tudo isso ainda tivemos reunião da equipe e preparação do material de hoje, nessa brincadeira já era duas horas da manhã e não tínhamos deitado ainda.

Mas enfim, vamos fazer um resumão das atividades de ontem e de hoje.

Todas as manhãs conseguimos um espaço na rádio aqui da cidade. Eles estão chamando o espaço de Minuto Rondon. Ontem o Dieisson foi e hoje foi o Cássio.


Terça-feira (22/01)
Oficina de Comunicação – jornal impresso: capacitar multiplicadores na produção e difusão de material informativo para a população. A oficina foi ministrada pelos acadêmicos Charles e Marcos. Ao final da oficina os participantes estavam bem motivados para criar um jornal informativo municipal.


Oficina de Reaproveitamento de Alimentos: capacitar multiplicadores para o reaproveitamento integral dos alimentos. Quem ministrou foram os acadêmicos Sadraque, Natália e Adair. As alunas estavam super empenhadas para saber como fazer para reaproveitar os alimentos e já estão organizando turmas para elas mesmas darem aulas.


Oficina de Informática – noções de computadores, pacote office e derivados: capacitar servidores públicos e a comunidade em geral na área de informática e inclusão digital. De tantas inscrições que teve, tivemos que abrir duas turmas e ainda estamos com sala cheia. A procura está sendo muito grande, mas infelizmente não podemos atender a todos. A oficina acontece em quatro módulos, então, até sexta-feira.


Peça teatral – cuidando do lixo para o mundo não virar lixo: orientar os agentes, professores municipais e as lideranças comunitárias quanto a destinação do lixo doméstico, coleta seletiva e reciclagem. As crianças adoraram conhecer o Re, o Ci e o Cle. Fizemos teatro de fantoches e interagimos com elas, deixamos elas fazer parte do teatro manuseando os fantoches. Acharam muito legal e já queriam saber quando será a próxima.

Ao final da apresentação teatral apareceram no Conservatório alguns intercambistas dos Estados Unidos, Alemanha e Finlândia. Explicamos o que estamos fazendo na cidade e aproveitamos para registrar o momento.


Oficina de Metodologia de Planejamento Participativo: capacitar servidores municipais, técnicos de diversas secretarias e comunidade em geral com metodologias de trabalho participativo. Apesar de ser uma palestra bem técnica, a população adorou e prestaram muita atenção. A oficina foi muito bem ministrada pelo acadêmico Marcos.


Um pouco antes de acabar a palestra, começou a chover e estava molhando as pessoas, afinal estávamos em um espaço aberto. Mas todos resistiram firmemente até o fim.

Como ontem foi nosso primeiro dia, lógico que aconteceram algumas falhas, mas nada que não pudéssemos reparar a tempo e realizar todas as nossas ações com muito sucesso!

Quarta-feira (23/01)
Curso de Gerenciamento de Projetos: capacitar servidores municipais e comunidade em geral em gestão pública e gerenciamento de projetos. O curso foi realizado pelos acadêmicos Cássio e Adair. O curso acontece em três módulos, hoje foi o primeiro. A parte teórica foi apresentada hoje e amanhã já começa a parte prática. O interesse do público está sendo muito bom.



Oficina de Reciclagem do Lixo: orientar professores municipais quanto à destinação do lixo doméstico, coleta seletiva e reciclagem. Os acadêmicos responsáveis pela oficina eram Sadraque, Natália e Lívia pela manhã e na parte da tarde a Lívia foi fazer reconhecimento do interior, assim o Dieisson assumiu o lugar dela. Nos dois turnos a participação dos alunos foi intensa. Na verdade, mais aprendemos com eles do que ensinamos. Mostramos algumas técnicas e opções de reciclagem e elas nos ensinaram a fazer os artesanatos locais. Adoramos!


Na parte da tarde aconteceram a continuação da oficina de informática e a segunda turma de reciclagem.




Curso de Elaboração de Diagnóstico e Planejamento Ambiental: capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, esgotamento sanitário e água. O curso foi ministrado pelo acadêmico Marcos e houve grande participação do público.


E foi o que fizemos durante dois dias aqui em Capim Grosso. Ainda no final da tarde de hoje, tivemos a honra de receber a visita do Capitão Rubens Lima e do Cabo Elton. Eles acompanharam as oficinas da noite da nossa equipe e da equipe da Unesp.


Outra coisa que está fazendo muito sucesso por aqui é o nosso chimarrão. Fizemos trocas com as baianas, elas trouxeram acarajé e bolo de carne de soja e nós chimarrão e tererê. Já comemos também umbu, abará, licuri e outras coisas que a gente não sabe o nome hehe
Hoje amanheceu chovendo e ficou até de tarde. Ao meio dia caiu uma tormenta que alagou a cidade e umas partes do hotel que estamos também. Todos aqui estão falando que fomos nós que trouxemos a chuva, fazia uns três meses que eles não viam um pingo cair do céu. E uma chuva como a de hoje fazia mais de anos! Um homem até brincou com a gente dizendo "o último que viu uma chuva dessas tá morto já".

Acreditem, isso não é um açude. 

Atualizações estão acontecendo só após a meia noite porque tá difícil de reunir as fotos de todas as câmeras aqui, e escolher fotos então nem se fala... são umas mil fotos por dia.

E chega por hoje que já passou da uma e meia da manhã e precisamos dormir. 
Até amanhã :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário