domingo, 20 de janeiro de 2013

Sorria, você está na Bahia!

Finalmente chegou a tão esperada hora. Embarcamos para a Bahia!
Passou a tensão do resultado, passou os dias de preparação e passou o dia de fazer a mala.
Saímos de Cascavel na quinta-feira (17/01) com destino à Curitiba. O caminho até a capital foi muito engraçado, o nosso motorista seu Argeu, atropelou várias tartarugas (de asfalto, é claro), cantorias, um pegando no pé do outro. Enfim, chegamos no aeroporto Afonso Pena na região metropolitana de Curitiba.




E a expectativa de andar de avião? Todos os acadêmicos estavam na sua primeira vez, apenas a profe Rosislene e a Erosania já tinham voado. Ai que agonia.
Pronto! Lá vamos nós rumo à Congonhas, em São Paulo!!!


O negócio no aeroporto amarelou literalmente, era só rondonistas do Brasil inteiro passeando por lá. O povo ficava espantado com tanto amarelinho caminhando. 
Ficamos três horas esperando o voo em São Paulo e partimos para Salvador. Todos dormindo no avião de cansados já, mas mesmo assim foi uma viagem maravilhosa. Tinha umas meninas gritando dentro do avião de medo que fosse cair, foi ''bem loco''.


Chegando em Salvador fomos recepcionados pelos sargentos que nos levaram até o 19º Batalhão de Caçadores (exército). Eram 10 ônibus enfileirados com 400 rondonistas. Foi de parar o trânsito, exatamente isso, parar o trânsito mesmo, pois fomos escoltados do aeroporto até o Batalhão por batedores da Polícia do exército. Nunca nos sentimos tão importantes.
No Batalhão conhecemos pessoas diferentes, de vários estados do Brasil, de várias culturas. Compartilhamos o chimarrão do Rio Grande do Sul, jogamos baralho com Santa Catarina, trocamos figurinhas com paranaenses e paulistas e aprendemos a dançar frevo com os pernambucanos.
Nossa que comida deliciosa, cama deliciosa, ambiente delicioso, para as meninas é claro. Os meninos não estavam gostando muito da ideia de tomarem banho todos juntos. Estavam no exército, o que mais iriam querer? No banheiro feminino estava tudo perfeito, cortininhas para separar, pentes de cabelo, secadores, remédios e tudo mais. Uma mordomia total.
Ali também conhecemos o nosso anjo, o sargento que irá nos acompanhar durante toda a operação. Sargento Soares, uma alma de pessoa, quietinho, meio tímido, mas quando abre a boca... desanda a falar. E o sotaque? Meu Deus que engraçado. Temos que pedir várias vezes para o povo daqui repetir o que falaram, assim como eles pedem pra gente traduzir as nossas gírias. Encontramos a equipe que fará o projeto conosco, uma equipe de Franca, São Paulo. Galera muito gente boa e animada.


Ontem (19/01) fomos para a abertura oficial do Projeto Rondon no Fiesta Bahia Hotel, era tanta autoridade que não conseguimos lembrar de todos. Tivemos uma palestra com o Coronel Vitório, um dos coordenadores gerais do projeto. Ali foi a nossa primeira experiência com a tal pimenta da Bahia, tinha um salgadinho com muita pimenta, era todo mundo soltando fogo pelas ventas.



A tarde fomos conhecer a região da Baía de Todos os Santos. Passamos pelo Mercado Modelo, Elevador Lacerda e região da Prefeitura. De noite jantamos e fizemos uma rodinha de conversas lá no alojamento. Dormimos cedo porque as cinco horas da manhã teríamos que levantar para vir para Capim Grosso.
Saímos de lá as oito horas da manhã de hoje (20/01), quatro equipes dentro do ônibus e uma paz total, ninguém conseguia fazer nada, só dormir. Deixamos a equipe do Mato Grosso e a equipe de Minas Gerais em Pé-de-Serra/Ba e chegamos em Capim Grosso as duas horas da tarde.
Fizemos um tour para conhecer o centro da cidade e viemos para o hotel. Sim, estamos em hotel pois o prefeito preferiu que assim fosse. 
Amanhã começa as operações, com a divulgação do projeto na feira municipal e depois temos a abertura oficial aqui na cidade.





Até amanhã!


Um comentário:

  1. Parabéns pessoa. Que bacana ver a Erosania junto com vocês. Sucesso nas operações, que de tudo certo e vcs consigam passar a mensagem do rondon, levando mais qualidade de vida pra todos :D

    Thaísa - rondonista 2012 operação babaçu

    ResponderExcluir